sexta-feira, 13 de março de 2009

Turismo - Costa do Dendê - Bahia - Brasil

Estarei postando alguns lugares que já visitei, ou visitados por amigos e recomendados por nós, vou tentar postar com regularidade quinzenal, para reunir sugestões de turismo para vocês.

Inicialmente vou começar pela Bahia, estado onde vivo a 14 anos, e tem lugares incríveis para visitar, descobrir e se encantar, são verdadeiros paraísos.
O ponto de vista das minhas sugestões são completamente diferentes de um agente de viagem, sou uma viajante aventureira, e faço minha recomendações baseada nos aspectos posítivos e divertidos das viagens, visito pontos turísticos e prefiro ir além dos lugares, e explorar outras belezas.

Por tanto apreciem a Costa do Dendê pelo meu ponto de vista:

Sabe aquele lugar que você vai uma vez, e fica achando que deve volt
ar pelo menos umas 200 vezes, porque acha que não viu tudo ainda?
Assim é a Costa do Dendê, Litoral Sul do estado da Bahia, fica na região da faixa litorânea de Morro de São Paulo, mais informações no Blog da Claudia aqui, que recomenda este passeio. É também a região da 3ª maior Baía do Brasil (Baía de Camamu), perdendo apenas para Baía de Todos os Santos, Salvador, BA e Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, RJ.


Sendo assim nossa viagem partindo de Salvador começa pela travessia de Ferry Boat até a Ilha de Itaparica, onde de lá, você poderá seguir de onibus através do terminal de Bom Despacho, seguindo viagem para Valença, a principal cidade da região do Baixo Sul da Bahia e portão de entrada da Costa do Dendê, que compreende ainda os municípios de Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Maraú.

A viagem é maravilhosa, já na travessia que dura aproximadamente 1 hora, é uma beleza para ir registrando suas fotos, na chegada, segue-se direto para Nazaré das Farinhas, terra do artezanato de barro chamado "Caxixí", onde a passagem obrigatoria é por dentro da cidadezinha, mais fotos, durante a ida pra Valença a estrada é excelente pelo menos até Camamu onde já fui de carro e onibus, várias vezes, e voltarei muitas outras, assim que for possível. São varias paisagens por fazendas de plantação de Dendê, Cacau, Cravo e muitas vezes, vê-se aquelas moitas enormes do Dendê que fica ali na beira da estrada aguardando os caminhões virem carregar para as usinas de beneficiamento. São paiagens belíssimas, além das que encontrarão em cada cidade.


Sugestão:

  • O trecho da Costa do Dendê não é muito extenso, e minha sugestão é que a viagem seja feita do final para o início, ou seja, do sul para o norte, de Salvador diretamente para Marau, Camamu, Igrapiuna, Ituberá, Cairú, Taperoá, Nilo Peçanha, Valença, Morro de São Paulo, e retornar de Escuna para Salvador.
  • Recomendação é ter prudência nas estradas, não abusar da alimentação como por exemplo do azeite de dendê e leite de côco, nos pratos maravilhosos que irão encontrar pelo restaurantes da região.
  • Se for possível, leve isopor para fazer compras de frutos do mar, e especialmente camarão, os preços são excelentes a qualidade e as variedades são absurdas.
  • Há também muitas opções de comprar Cacau, Graviola e várias frutas regionais, e principalmente comprar Azeite de Dendê.
  • Leve basicamente roupas práticas, leves e de banho, pois todos os programas que farão está ligado a água, mar, passeios de barco, mergulho, cachoeiras, e você passará praticamente o inteiro dia assim.
  • Leve um kit de primeiros socorros, com remédios para intestino, fígado, febre, gripe, repelente, pequenos curativos.
  • E claro, se for realizar esse passeio de carro, não beba. Se for beber, leve alguém para dirigir para você.
  • Hospede-se nos hoteis do centro, não são caros, e facilita suas chegadas e saídas para os passeios.
Mais informações, sobre Costa do Dendê aqui:

Vista de Valença Rio Una saída para Morro de São Paulo


Visão da Parte Alta da Cidade de Valença - Rio Una em direção ao mar
Porto de Embarcações - Valença
Vista Aérea de Ituberaba - não deixe de visitar esta igrejinha tem uma vista maravilhosa do Estuário
Cachoeira Pancada Grande - Ituberá - BA
Vista do Estuário em Ituberá

A única coisa negativa que tem nessa viagem que poderá ser evitada, são alguns inconvenientes em Valença. Se for de carro terá que obrigatóriamente deixar o carro para travessia à Morro, onde se chega apenas via maritimo, é recomendado que deixo o carro nos estacionamentos pagos ao lado do Rio Una, não aceite ajuda de alguns rapazes que ficam circulando pela cidade a pé ou de bicicleta oferecendo passagens de barco, ou dicas de hospedagens, ou estacionamentos , eles não são confiáveis.

Caso alguem tenha interesse em maiores detalhes ou outras dicas, poderão entrar em contato comigo através do e-mail que está aqui no Blog.

Tenho certeza que irão adorar a viagem, já fiz e RECOMENDO!

Abraços a todos, obrigada pela visita e Boa viagem!!!!!

2 comentários:

Cláudia Melo disse...

Adorei o seu roteiro,conheço apenas a região do Morro de São Paulo,foi uma viagem incrivél, fiquei totalmente apaixonada pela região.
Fiz a viagem de ônibus, sendo que curti muito a paisagem pela estrada que mostra os altos e baixos do relevo, com muito verde o tempo todo.
Mas tem muita coisa ainda que pretendo conhecer nesta Costa do Dendé.
Beijos e parabéns pelas dicas.

Morro de São Paulo disse...

Lindas fotos de Valença e Morro de São Paulo

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...