sábado, 25 de junho de 2011

Algumas flores da minha casa

 Tudo na minha vida tem significado, minhas escolhas até os presentes que ganho, como esta plantinha aí. O nome dela é "Lágrima de Cristo". Ela traz a lembrança da minha avó Anita, tinha uma planta desta na frente da casa dela, e quando mudei de São Paulo minha vó me deu uma mudinha que plantei numa casa que construí quando morava em Caraguatatuba . Quando vendi a casa pra vir morar aqui na Bahia, não trouxe nenhuma muda. Agora depois de algum tempo ganhei uma muda e hoje esta florindo. E estou muito feliz com a comunhão que a planta representa com minha avó.



 Ixória, ela representa minha chegada na Bahia, quando vim morar aqui, tinha desta plantinha por todo contorno do jardim, sempre estava florida, ela adora sol, é só cuidar com água todos os dias que ela retribui com suas flores, e alegria.



 A violeta, ela está sempre presente na minha vida, em Caraguatatuba eu tinha várias na janela da cozinha que ficavam viradas para varanda, elas cresceram tanto que não podia tira-las de lá, foi a coisa que mais senti de deixar quando vendi a casa. Elas representam minha mãe. Depois que li o livro Violetas na Janela fiquei muito tocada e sempre que vejo uma violeta, sinto que estou cuidando para alegrar minha mãe, que gostava muito de plantas.




 O Sol faz parte da minha vida, foi um presente simples, mas que gosto muito dele, ele sempre está na entrada da minha varanda e agora ele reflete a árvore brasileirinho (abaixo) que ganhei de um vizinho que está enorme e linda na entrada.
Detalhe: a direita da árvore, tem um banco que meu marido fez para podermos ficar admirando as plantinhas. E AQUI tem outras coisas que ele fez também.




A samambaia. Quando ganhei ela só me lembrava das samambaias da casa de minha mãe, mas eu plantei no chão, elas foram crescendo tanto, que não tive coragem de colocar em vasos, agora elas estão grande demais que vou ter que tirar algumas porque estão se enramando por todo canto, elas são lindas.




Aqui é minha mais nova paixão, as uvas, estou encantada com elas estão tomando conta de toda área que separamos para elas, agora é aguardar a poda e as frutas, enquanto não chega, ela já nos dá sombra e estou apaixonada por elas.

Ainda tenho várias plantinhas e seus significados, tudo que tenho aqui está sendo cultivado com muito carinho.

Acredito que toda casa tem suas histórias, significados e suas representações, e aqui nossas plantas trazem lembranças remotas, e cultiva-las é como se estivéssemos cultivando nossa memória.

Obrigada pela visita e volte sempre.

Renata Mafra


.

9 comentários:

Cláudia Melo disse...

Boa lembrança a sua.
Adoro plantas, desde pequena sempre plantava algo com a minha mãe ou com minha vó.
Mas realmente sentar na sua varanda e ficar olhando estas plantinhas trás uma paz muito grande.

Beijos

Imaculada disse...

Renata!
Passei para visitar seu cantinho e fiquei um tempão vendo suas postagens. Amei tudo que vi...Estarei sempre fazendo-lhe uma visita.
Abraços e uma linda noite pra ti.

Calma que estou com pressa! disse...

oi Re!
eu tinha esta lágrima de cristo nesta cor mesmo - plantada de um toquinho - na entrada da garagem lá de Minas - e virou um bosque- e o que eu adorava era a festa dos beija-flor - oh saudades de jardim- o teu é lindoo - é um prazer ve-las crescendo-
bjs
lu

Unknown disse...

que lindas suas plantas!
eu tb estou curtindo muito nosso jardim - meio bagunçadinho - colorido e baiano que estamos fazendo desde que viemos pra cá ha 2 anos.

a Lucia Klein me fala sempre de vc e vim te conhecer e convidá-la para vir à minha casa amanhã à tarde quando faremos uma reuiãozinha, olha aí
http://omovel.blogspot.com/2011/06/terceiro-e-ultimo-sorteio-de.html

te espero, hein?
beijo
Ju

Criarte disse...

Oi Renata, estive aqui no seu blog,muito interessante e cheio de coisas bonitas.Amei lhe conhecer.Bjos!

coruja disse...

oii Renata,
foi um prazer conhecê-la pessoalmente. Agora estarei sempre por aqui tb, e esperando outros encontros das adolescentes...rss
Bjks
Ana Lúcia

Calma que estou com pressa! disse...

oi Re- e aí chegou bem em casa? e no final a gente não viu a caçamba daqui de frente - rsrs
adorei o nosso encontro - blogueiras juntas - viramos adolescentes mesmo- vamos terque bolar outros encontros
bj
lu

Regina disse...

Oi Renata, tudo bem com voce?

Adorei conhecer o seu blog, é muito
bacana, já vou te seguir.

Essas flores são muito lindas, também
me são familiares. E os móveis do seu marido, que legal saber fazer as
coisas, de os parabéns a ele.

um beijo carinhoso

Regina Célia

Calma que estou com pressa! disse...

oi Re!
acabei de postr as nossas fotos da casa da Ju-
sabe que domingo fomos no supermercado e depois fomos no shopinsss e olhei a comida de lá efalei - canseii - queria comida - ai marido lembrou de que tinha tomado café num lugar mara aí em Lauro de freitas - o Ponto do Pão - adorei o almoço - e com sobremesa - até passei mal de tanto comer- mas pra variar não levei celular , senão até te ligava para ir na tua casa -
bj
lu

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...