terça-feira, 5 de maio de 2009

Comissário de Bordo, origem da profissão

Evolução Da História Da Aviação

A História:

- O mundo dos comissários mudou significativamente desde o começo da aviação comercial. As primeiras linhas aéreas eram, na realidade, aviões do serviço postal com alguns assentos extras para passageiros. Nesses vôos, a tripulação era composta somente de pilotos que estavam tão ocupados na pilotagem do avião que não tinham tempo de atender aos passageiros.

Eventualmente, algumas empresas contratavam atendentes para os vôos. Esses membros da tripulação eram geralmente adolescentes ou homens de baixa estatura e estavam à bordo para carregar as bagagens, tranqüilizar passageiros com medo e ajudar as pessoas a se acomodar na aeronave. Em 1930, uma jovem enfermeira chamada Ellen Church junto com Steve Stimpson da Boeing Air Transport surgiram com um novo tipo de atendimento. Church propôs que enfermeiras profissionais seriam ideais para fazer parte de uma tripulação porque poderiam ajudar os passageiros que passassem mal. A Boeing Air Transport, que era até então uma linha aérea e fabricante de aeronaves, contratou oito enfermeiras por um período de experiência de três meses. Essas novas atendentes que foram chamadas de "aeromoças" logo se tornaram parte integral de todas as linhas aéreas. Elas não precisavam mais ter formação em enfermagem, mas o caráter maternal era considerado como um elemento chave na profissão.


(As Primeiras Oito Aeromoças, Todas Enfermeiras)



A Pioneira:

Ellen Church

Em 1930, Ellen Church Foi A Primeira Assistente De Bordo, A Voar Pelas United Airlines. Foi Registrada Como Enfermeira, Assim Como As Oito Seguintes Admitidas Pela United. Elas Vestiam Mesmo Uniformes De Enfermeira Quando Em Serviço.


Ellen Church Nasceu Em Cresco, Iowa. Foi Piloto E Enfermeira. A Boeing Air Transit (Antecessora Da United Airlines) Não A Aceitou Como Piloto, Mas Levou Em Consideração A Sugestão De Ellen Contratar Enfermeiras Para Serem Comissárias De Vôo, Pois Estas Seriam Um Fator Calmante Para Os Passageiros Que Tinham Receio De Viajar De Avião. Ellen Foi Contratada Em 1930 Como Chefe Das Comissárias De Vôo.

Durante A 2ª Guerra Mundial, Ellen Voou Na Army Nurse Corps, Onde Ganhou Uma Medalha (Air Medal). Depois Da Guerra, Muda-Se Para Terre Haute, Indiana, Onde Se Tornou Diretora Do Union Hospital.

Em 1964, Casa-Se Com Leonard Briggs Marshall, Presidente Do Banco Nacional De Terre Haute. Morre No Ano Seguinte, Ao Cair De Um Cavalo. Em Sua Homenagem, O Aeroporto Municipal De Cresco Recebe O Nome De Ellen Church Field.

Informações recebida via e-mail da Comissária Nester (Amiga, irmã de coração, presente que ganhei da profissão e que vou cuidar e cultivar para sempre. Beijão Rô!!! rsrs).

Obrigada pela sua visita, volte sempre, sua visita é sempre muito bem vinda.
Abração
Renata Mafra

3 comentários:

Unknown disse...

TE AMO MUITO MINHA " AMIR " QUERIDA .
BEIJOS

Cláudia Melo disse...

Começou bem...Vou ficar ligada pois ta chegando a hora de começar as suas historinhas de aventura como aeromoça!!

Beijão

Anônimo disse...

Ótima postagem, adorei conhecer sobre a história das aeromoças, sabe que quando eu era menina, foi o meu sonho...quando crescesse queria ser aeromoça...um charme.
Bjs.
Janeisa

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...